(21) 2223-1939 e (21) 3177-0070 negocios@logicatecnologia.com.br Horário de funcionamento 08h30min às 17h30min

Sistema Firjan.

O Problema

Formado por cinco organizações – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – o Sistema FIRJAN é um importante parceiro das empresas do estado do Rio de Janeiro na busca pelo desenvolvimento. Oferece soluções e serviços para multiplicar a produtividade das empresas e melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Para isso, está presente em todo o estado fluminense com mais de 40 unidades distribuídas pela capital e interior. Como as cinco empresas atuam juntas para garantir o crescimento das indústrias fluminenses, era preciso que todas trabalhassem com os mesmos recursos tecnológicos e que os usuários tivessem prontamente a possibilidade de utilizar softwares mais modernos. Uma ação que pôde ser realizada com a implantação do Microsoft System Center Configuration Manager 2007 R3 (SCCM), que gerencia a configuração de todos os computadores do Sistema FIRJAN e identifica equipamentos e softwares da rede para gestão rápida. “Já tínhamos o software e estávamos nos preparando para implantá-lo. A oportunidade ideal veio quando encontramos um parceiro especialista nisso, a Lógica Tecnologia, que garantiu os benefícios”, conta o analista de Suporte da gerência de Tecnologia da Informação do Sistema FIRJAN, Juberto Carlos da Silva Junior. “Explicamos que a implantação facilitaria muito a administração do parque computacional do Sistema FIRJAN. Por exemplo, antes, caso eles quisessem instalar qualquer software em todas as máquinas, o processo duraria, pelo menos, um ano. Com o SCCM a atualização acontece a partir de uma máquina apenas, por meio da rede interna”, explica Simone Pereira, da área de Negócios da Lógica Tecnologia.

A solução

A área responsável pela implantação do Microsoft System Center Configuration Manager 2007 R3 (SCCM) no Sistema FIRJAN foi a divisão de atendimento e suporte ao usuário, da gerência de Tecnologia da Informação, com a colaboração da área de infraestrutura e telecomunicações e a Lógica Tecnologia, efetiva participação do parceiro. “O nosso parceiro foi essencial no processo, pois sua experiência com a ferramenta e a atenção com as nossas reais necessidades foram fundamentais para a rápida e eficiente implantação da solução”, conta Fábio Brandão, chefe da Divisão de Atendimento e Suporte. Foram três semanas de trabalho, concluído em agosto de 2011. Primeiro foi feito um projeto piloto e, depois a implantação definitiva, com a centralização de 100% dos computadores da rede corporativa do Sistema FIRJAN. Foram três semanas de trabalho, concluído em agosto de 2011. Primeiro foi feito um projeto piloto e, depois a implantação definitiva, com a centralização de 100% dos computadores da rede corporativa do Sistema FIRJAN. “A partir do SCCM é possível comandar todos os computadores por meio da rede interna”, comenta Victor Vivacqua, profissional da Lógica Tecnologia, que realizou o trabalho no cliente. Desde então, as mais de 3 mil estações de trabalho, usadas por mais de 4 mil funcionários das empresas em mais de 40 localidades distribuídas pelo estado do Rio de Janeiro, estão centralizadas e alinhadas com o modelo de TI do Sistema FIRJAN sem impactos para o usuário. “Os usuários nem perceberam a mudança, o que era a intenção. Além disso, mostra a importância da ferramenta que, apesar de possuir recursos extraordinários, começa a funcionar sem que o usuário perceba e sem impacto no dia a dia”, conta Juberto.

Os resultados

Este projeto teve como principais objetivos a necessidade do Sistema Firjan de implantar uma solução confiável e centralizada para o inventário de hardware e software de seu parque computacional, a distribuição de aplicativos e atualizações e a implantação automatizada de novos sistemas operacionais. Tudo conquistado com a instalação e a configuração do System Center Configuration Manager 2007 R3 (SCCM). “Com o produto é possível obter maior controle sobre o que está e o que será instalado nas estações dos usuários, garantindo assim que o parque de máquinas esteja em conformidade com a política de TI da empresa”, diz Vivacqua. “Com a padronização já percebemos, principalmente, a agilidade no atendimento ao nosso cliente interno. Além disso, obtivemos informações gerenciais sobre os ativos de forma rápida e eficiente, o que facilita qualquer alteração que seja necessária, sem termos de nos deslocar entre as mais de 40 localidades em que atuamos”, diz Juberto. Agora, as atualizações acontecem com muito mais agilidade. “Se amanhã o Sistema FIRJAN resolve começar a utilizar outro produto, como o Windows 7, em todo o parque computacional isso será realizado de forma rápida. Com um comando, a atualização acontece assim que o usuário iniciar seu computador”, diz Vivacqua. Com a implementação desta importante ferramenta, agora podemos melhor planejar a atualização tecnológica de todo o parque computacional, atendendo as necessidades de negócio do Sistema FIRJAN, diz Fábio Brandão. O Sistema FIRJAN já possuía outros produtos Microsoft, presentes em todo o ambiente corporativo. “A confiabilidade nos produtos Microsoft, bem como a experiência do parceiro envolvido, foram fatores fundamentais para o sucesso do System Center Configuration Manager 2007 R3”, comenta Juberto.

.