(21) 2223-1939 e (21) 3177-0070 negocios@logicatecnologia.com.br Horário de funcionamento 08h30min às 17h30min

Lycée Molière.

O Problema

O Lycée Molière, escola francesa bilíngue da cidade do Rio de Janeiro, escolheu a solução Microsoft Live@edu com o objetivo de fornecer aos seus professores comunicação e colaboração com economia de tempo e dinheiro. A instituição possui cerca de 800 alunos e 100 funcionários, todos eles com acesso a computadores, seja nos escritórios, nas salas dos professores ou nos laboratórios de informática espalhados pela instituição. A tecnologia está presente, também, em grande parte da comunicação com os pais dos alunos, que é feita via e-mail, e, por essa razão, era fundamental contar com uma tecnologia que funcionasse perfeitamente. Segundo o coordenador de Informática da escola, Jean Pierre Caffé, isso não estava ocorrendo anteriormente e havia diversas reclamações de pais de alunos que não recebiam as comunicações. Ao tentar solucionar a questão, Caffé se deparou com a notícia de que precisaria contratar a versão paga de sua solução Google para ter direito ao devido suporte, uma vez que utilizava a versão gratuita do serviço de mensageria.

A solução

A escola resolveu, então, buscar uma alternativa que atendesse à sua demanda por alta qualidade, ausência de custo e direito a suporte técnico. “Recorremos ao nosso parceiro de TI, a Lógica Tecnologia, para nos ajudar nessa busca, e optamos pela solução Live@edu da Microsoft, que ia ao encontro de nossas necessidades”, afirma Caffé. E complementa: “Desde que adotamos a Microsoft, nunca mais tivemos falhas na troca de mensagens com os pais dos alunos. Agora temos acesso a relatórios completos de entrega dos e-mails e, caso algum não seja entregue, o que até hoje não ocorreu, nós ficaremos sabendo”. Conforme explica a diretora de negócios da Lógica, Simone Pereira, “Antes, caso houvesse alguma indisponibilidade ou incompatibilidade dos sistemas, o e-mail se perdia, o destinatário não o recebia e o cliente não era notificado a respeito”. A transição para o Live@edu foi feita em poucos dias e a migração ocorreu sem interrupção da operação.

Os resultados

Por meio do Live@edu, a instituição passou a ter acesso a diversas ferramentas de comunicação on-line e e-mail gratuito. Ele inclui acesso ao Office Web Applications, incorporado na mesma interface do Office utilizada por mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. “O serviço fornece também experiências de colaboração, e, enquanto os alunos estão se comunicando com colegas, escrevendo trabalhos, analisando dados e preparando apresentações, eles estão se tornando proficientes nas ferramentas que lhes darão a vantagem competitiva quando entrarem no mercado de trabalho”, afirma Eduardo Campos, gerente da divisão Office da Microsoft Brasil. “Eu consigo tanto gerenciar quanto manipular essa máquina que eu criei como objeto da minha rede, mas estando na nuvem.”, diz Geraldo. “Estamos muito contentes com o System Center 2012 e com o Windows Azure, pois essas ferramentas nos oferecem infinitas possibilidades”. O Live@edu tem sido adotado amplamente por instituições de ensino em todo o mundo. Recentemente, a Microsoft fechou seu maior contrato de computação em nuvem com uma instituição indiana, a All India Council for Technical Education (AICTE). A companhia fornecerá o Live@edu a mais de 7 milhões de estudantes e meio milhão de professores, por meio de um acordo com o Conselho Pan-Indiano de Educação Técnica. O serviço, que a Microsoft providenciará gratuitamente como parte de sua iniciativa educacional, inclui e-mail, aplicações do Office Web, um sistema de mensagens instantâneas e armazenamento de dados. Para usuários, a computação em nuvem é simples e barata, já que o modelo elimina a necessidade de gastar tempo e dinheiro instalando softwares e administrando servidores.

.