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Geomecânica.

O Problema

Fundada em 1972 e com sede no Rio de Janeiro, a Geomecânica é uma empresa de engenharia que atua na construção rodoviária, estabilização de encostas, infraestrutura urbana, fundações e estruturas de concreto, além de desenvolver projetos voltados à implantação de dutos, túneis e aproveitamentos hidrelétricos. Além de boa parte de seu trabalho ocorrer em campo, a Geomecânica possui uma sede e uma filial em bairros diferentes. A grande dificuldade enfrentada pela empresa era a comunicação por e-mail. Isso ocorria principalmente com os profissionais que estavam em campo e que tinham problemas para enviar e receber mensagens, pois o serviço de internet era falho e havia perda de informações. O servidor utilizado ficava dentro da empresa, o que trazia outras dificuldades. “Por ser um sistema interno, quando havia falta de energia, ou então problemas na internet, parávamos de enviar e receber e-mails”, explica o analista de TI da Geomecânica, Marcelo Carneiro. Cliente da Lógica Tecnologia, a Geomecânica recebeu de seu parceiro a possibilidade de experimentar uma nova solução de e-mail profissional – o Microsoft Exchange Online 2010, do Office 365, com objetivo de melhorar o fluxo de informações da empresa.

A solução

A Lógica Tecnologia fez um teste como Office 365 para mostrar o desempenho à diretoria da Geomecânica. A ação durou 30 dias e contou ainda com a definição de como a solução seria implantada: com o servidor interno ou em nuvem. Após o teste, a empresa optou pelo serviço em nuvem. “Com isso, a disponibilidade seria o principal benefício obtido”, conta Simone Pereira, da Lógica Tecnologia. Após a fase de testes, a solução foi aprovada. Durante uma semana e meia, o parceiro trabalhou dentro da empresa e todos os e-mails foram migrados sem impacto. “Como o cliente acompanhou o processo, pôde obter conhecimento de como abrir novas contas de e-mail e não depender de um parceiro de tecnologia”, diz Simone. Logo depois da instalação, o parceiro ministrou um treinamento aos 123 profissionais da Geomecânica que utilizariam a solução. “A ferramenta é intuitiva e bem fácil de ser usada. Durante o treinamento, pudemos explicar quais são as principais vantagens para quem usaria o serviço móvel, fora da empresa, por meio do Outlook Web App 2010”, revela Simone.

Os resultados

A implantação foi finalizada em janeiro de 2012 e, a partir de então, a Geomecânica usufrui de todos os recursos do e-mail profissional do Office 365. Hoje, os usuários do Microsoft Outlook utilizam o serviço sem se preocupar com a garantia de entrega das mensagens, tanto internas como externas. Outra vantagem foi para quem trabalha com dispositivos móveis (smartphones ou tablets), que agora também pode acessar o calendário, os compromissos, reuniões, catálogo de endereços, além de verificar e-mails, de qualquer lugar. Um dos grandes benefícios se relaciona a um problema relatado antes da implementação: a disponibilidade do serviço. “A antiga ferramenta não supria nossas necessidades. Com o Office 365, temos e-mail sempre on-line. Com certeza estamos muito satisfeitos”, diz Marcelo.

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