(21) 2223-1939 e (21) 3177-0070 negocios@logicatecnologia.com.br Horário de funcionamento 08h30min às 17h30min

Serviço de nuvem: 6 passos para migrar sua empresa

serviço de nuvem

Você ainda não realizou a migração de seu negócio para a nuvem? As chances de seus concorrentes já terem feito isso são altas. Afinal, os benefícios vão desde a melhora nos custos, dados mais protegidos à otimização da produtividade. Nesse sentido, trazemos um passo a passo sobre serviço de nuvem. Tudo para que ele seja o próximo degrau de sucesso na sua empresa.

Lembre-se das vantagens

O cloud computing, ou “computação em nuvem”, oferece mais flexibilidade às operações do sua companhia. Já que viabiliza o acesso aos seus dados em qualquer local por meio da Internet. Dessa forma, abre-se a oportunidade a uma prática segura de home office. Isso gera diminuição de gastos e eficiência nos momentos de decisão. Estes cada vez mais assertivos e rentáveis.

Além disso, o serviço de backup também é um sistema escalável. Ou seja, se adapta às necessidades do seu negócio. Considerando os softwares que utiliza, as principais funções diárias, a demanda de armazenamento e demais ferramentas.

Confira as estatísticas do serviço de nuvem

Segundo uma pesquisa da GlobalData, cerca de 94% das empresas no Brasil terão migrado para a nuvem até 2020. O destaque também vai para a expectativa nos lucros a partir dessa tecnologia. Em que os empresários esperam entre 45% a 87%, devido ao aumento da produtividade viabilizado pelo serviço de backup.

Em paralelo, um estudo implementado pela Harvard Business Review constatou, em março de 2014, que 54% dos executivos de grandes companhias alertaram que “o serviço de nuvem – de fato – transformou o seu trabalho”.

Conscientize sua equipe da importância

É importante informar seus funcionários do motivo por trás da migração para a nuvem. Em paralelo ao que foi citado anteriormente, vale ressaltar que esse serviço de nuvem oferece mais segurança ao trabalho que eles exercem. O que permite mais controle sobre as informações e os projetos, e a possibilidade de recuperá-los em casos extremos.

Situações como enchentes e incêndios, por exemplo, não afetam o core da sua empresa se esse núcleo estiver online. Também saliente que migrar para o serviço de nuvem não é uma novidade passageira. Ou somente um recurso avançado e moderno.Mas sim, um estilo de negócio que se encaixa em empresas pequenas, médias e grandes. E sim, um estilo de negócio que se encaixa em empresas pequenas, médias e grandes.

Escolha o que irá para nuvem

Analise sua infraestrutura de TI no momento e reflita, por um ângulo estratégico, o que deveria ser migrado. E o que vale mais a pena manter no ambiente local. Pondere o quão minusciosos são os trabalhos de cada área e como os sistemas reagem em diferentes espaços.

Nessa avaliação, leve em conta os aplicativos, base de dados, programas, redes e os demais ativos relevantes ao seu negócio. O essencial é organizar um backup por etapas, priorizando os dados e sistemas mais resistentes primeiro.

Entenda seu serviço de nuvem ideal

Existe um trio básico para os serviços de nuvem: o IaaS, o PaaS e o SaaS.

O Infrastructure-as-a-Service (IaaS), ou “infraestrutura como serviço”, utiliza o serviço de nuvem por um provedor. Este permite acesso aos dados, redes e servidores para os usuários.

Já o Platform-as-a-Service (PaaS), ou “plataforma como serviço”, dispõe um ambiente online onde sua equipe pode criar, gerir e oferecer aplicativos. A ferramenta também inclui o armazenamento e demais recursos. Como utilizar um grupo de dispositivos pré-construídos para gerar, adaptar e experimentar aplicativos de sua própria autoria.

Por fim, o Software-as-a-Service (SaaS), ou “software como serviço”. Ele oferece aos funcionários o acesso ao programa com base no serviço de nuvem de um provedor habilitado. Desse modo, não é permitida a instalação de aplicativos em seus equipamentos locais. Pois eles já estão em uma outra rede, encontrada por meio da Web ou uma API. Assim, sua equipe pode usar o aplicativo para contribuir em projetos e armazenar e avaliar dados.

Decida a empresa que cuidará disso tudo por você

Por incrível que pareça, sua empresa não precisa passar sozinha por todas essas etapas. Basta contratar um serviço de nuvem que irá resolver todo esse processo ao seu lado.

A Lógica Tecnologia é uma referência nesse ramo. Atende a todo o território do Rio de Janeiro e tem suporte que chega até você em poucas horas.

.