(21) 2223-1939 e (21) 3177-0070 negocios@logicatecnologia.com.br Horário de funcionamento 08h30min às 17h30min

Servidor: você sabe o que é?

servidor

No ramo da informática, não é difícil se deparar com uma infinidade de expressões e termos mais técnicos. Até mesmo em outros idiomas ou não, cujo significado é desconhecido ou pouco falado. Em paralelo, há uma palavra em português que é bastante usada, mas nem sempre com total explicação do que realmente quer dizer: servidor.

Essas e outras expressões como software, cooler, desktop etc, acabam fazendo parte do dia a dia de empresas. Já que usam computadores, notebooks e equipamentos de TI em geral. Para sanar essa dúvida de uma vez por todas, confira agora o que significa esse termo “servidor” na área tecnológica:

Definição

O servidor é um sistema centralizador computadorizado, pelo qual são oferecidos serviços a um grupo de computadores. Dessa forma, qualquer item recebido ou enviado através da Internet atravessa um servidor. Como se ele fosse um grande mediador.

Função

Fundamentais na rotina de qualquer empresa que utilize Internet, o papel do servidor é guardar arquivos virtuais. O que engloba a hospedagem de sites, criação e retenção de e-mails e uso da Internet. Isso além de outros usos.

Nessa perspectiva, as máquinas que se utilizam das funções de um servidor são conhecidas como “clientes”. Elas provêm outras redes de modo a garantir a utilização devida.

Tipos de servidor

De fato, categorizar um servidor representa uma forma de tipificar o grupo de softwares e hardwares que o sistema em questão utilizará com mais periodicidade. Abaixo, veja alguns dos principais tipos de servidores:

De Banco de Dados – Responsável pela preservação e controle de informações provenientes dos bancos de dados;

De E-mails – Incumbido de enviar, receber e armazenar os e-mails;

FTP – Tem o compromisso de guardar arquivos a fim de que os clientes consigam ter acesso a eles por meio da Internet. Ou seja, em qualquer lugar. Isso devido ao protocolo de transferência de arquivos (File Transfer Protocol).

De Mídia – Populares como “media servers”. São capazes de transmitir material em áudio e/ou vídeo através da Internet. Essa atividade é chamada de “streaming”;

De Sistema Operacional – Responsável pela distribuição do sistema operacional conectados por uma mesma rede;

De Virtualização – Trata-se da formação de um servidor separado dentro do próprio aparelho. Isso ocorre graças à partilha de hardware. Seu benefício é o crescimento da potência energética sem prejudicar as operações. Ou pôr em risco o armazenamento dos dados;

WEB – Uma das categorias mais famosas. É a encarregada por hospedar e armazenar as páginas de um domínio ou site, solicitados por meio de um navegador.

Qual é o servidor que minha empresa precisa?

Depois de tantas opções, é comum que haja esse tipo de dúvida. Até porque um servidor que não cumpre as demandas necessárias de um negócio, é fatal para sua produtividade. E, consequentemente, seu lucro.

Para evitar isso, uma solução é a Lógica Tecnologia. Há quase 20 anos oferecendo não só o aluguel de servidores para sua empresa com pronta entrega, mas também o suporte para escolher a opção que melhor se encaixa no que você precisa.

.