(21) 2223-1939 e (21) 3177-0070 negocios@logicatecnologia.com.br Horário de funcionamento 08h30min às 17h30min

Licença dos softwares: como manter atualizada?

licença dos softwares

Manter a licença dos softwares atualizadas é imprescindível para a legalidade de um bom negócio. Isso evita o travamento de computadores e notebooks, além de ficar na mão por não renovar a licença. Até problemas com a segurança de não lidar com os vírus das versões piratas. Por isso, o processo pode ser confuso e atrapalhar o fluxo de trabalho, como veremos a seguir.

Licença dos softwares

Assim como um cinema adquire os direitos de exibição de um estúdio para exibir seu filme, a licenciamento de softwares nada mais é do que adquirir seu direito de uso. Nessa perspectiva, se você quer usar um determinado programa, deve comprar sua licença de uso da empresa desenvolvedora. Isso caso o software em questão não esteja em domínio público. A maioria desses licenciamentos tem um período de validade, mas você pode renovar ou não.

Como funciona?

Quando o usuário compra a licença dos softwares, uma autorização é enviada ao comprador para usar o programa. Além do direito de suporte, em caso de problemas. Por isso, o desenvolvedor também especifica o que o usuário deve ou não fazer com aquele software.

Ativar essa permissão pode ocorrer de diversas formas, pois varia de empresa para empresa. As maneiras mais comuns são através de um código único que é inserido durante a instalação do programa. Ou, através de um link personalizado para download da versão autorizada.

Vantagens da licença dos softwares

Por mais que pareça limitar a utilização do produto, o licenciamento dos softwares é o que garante que você está usando um software original e confiável. E que atravessou vários processos de testes e averiguações. Dessa forma, o comprador está adquirindo um produto à altura da qualidade de seu trabalho e a certeza de um bom desempenho.

A possibilidade de falhas ou defeitos é muito menor em versões licenciadas. De modo que sua eficiência se reflete em seus clientes e a equipe trabalha bem mais satisfeita.

Desvantagens de programa sem licença

As versões piratas costumam vir acompanhadas de malwares. Por isso, danificam os equipamentos de sua empresa e causam prejuízos financeiros. Isso vai desde o custo com reparos a interrupção das funções, diminuindo a produtividade.

Além da chance de perda total e a necessidade de comprar todo um maquinário novo. Por isso, grandes problemas poderiam ter sido resolvidos com a licença dos softwares.

O problema jurídico também é grande, ainda mais quando a pirataria é feita por uma empresa. Nesse panorama, a ilegalidade leva a companhia a arcar com indenizações e multas altíssimas. Ainda mais quando os valores costumam ser bem altos e podem levar à falência.

A própria Universidade Cândido Mendes, em 2017, precisou leiloar sua sede em Ipanema (RJ) para pagar uma dúvida com a Microsoft por ter usado edições piratas do Windows. Por isso, tenha mais cuidado com a sua empresa.

Tipos de licenciamento

No geral, há duas categorias de licença dos softwares. Existe a que determina uma quantidade de aparelhos em que o programa pode rodar. Entretanto, isso também depende do tamanho da sua companhia.

Marcas de porte menor costumam optar pela chamada Full Packaged Product (FPP). Por exemplo, quando você compra a licença dos softwares em uma loja. Ou a Original Equipment Manufacturer (OEM), em que o equipamento adquirido já conta com uma licença individual pré-instalada.

Para grandes empresas, há opções tal qual a Open License (a compra vitalícia de um programa, mas sem assistência ou novas versões). Ou a Open Value (segue o mesmo estilo, porém inclui suporte e atualizações) e a Enterprise Agreement (mais de 500 funcionários utilizando o software).

Qual é a melhor licença para minha empresa?

É comum se complicar com tantas opções. Entretanto, o ideal é contar com uma companhia que possa te ajudar a escolher o tipo de licenciamento dos softwares ideal para a sua empresa. Encaixando-se às suas necessidades e de seus funcionários.

Por exemplo, a Lógica Tecnologia trabalha com licenças da Microsoft, Adobe, VMware, Symantec, Exchange e Veritas. Atendendo exatamente o tamanho do seu negócio.

.