(21) 2223-1939 e (21) 3177-0070 negocios@logicatecnologia.com.br Horário de funcionamento 08h30min às 17h30min

Data center: a solução para modernizar sua empresa

data center

Cada vez mais, as empresas encaram a necessidade de diminuir seus espaços físicos. Com isso, transferir seus materiais para o meio digital. Afinal de contas, o aluguel de imóveis e a manutenção sai caro, além do risco de perder tudo em acidentes. Em contrapartida, uma resposta para resolver essa situação é, sem dúvida, adquirir um Data Center.

Também conhecido como “Centro de Processamento de Dados”, ele é o sistema nervoso do grande corpo que representa uma empresa. Esse serviço providencia um ambiente privado na nuvem, personalizada com base nos recursos e necessidades do cliente. Entenda melhor as inovações dessa solução:

Data center virtual

Por definição, o Data Center na nuvem é um espaço elaborado para alocar equipamentos de processamento. Estações de armazenamento, servidores, sistemas ativos de rede, inclusive os dados e informações da companhia. Nesse sentido, é a empresa contratada que arca com o espaço físico nesse para o Data Center. Pois, o cliente gerencia seus dados através da Internet e pode acompanhar e gerir seus recursos online.

Não precisa de espaço físico

No caso de centro de processamento de dados físicos, ou seja, no local do negócio, o ambiente deve abrigar aparelhos como todo o cabeamento, elementos de rede, roteadores e servidores. Além disso, em caso de manutenções e reparos, um técnico precisará vir até sua empresa para verificar os equipamentos.

Isso também demanda uma logística particular de acompanhamento, atrapalhando o fluxo do trabalho. O Data Center virtual dispensa a necessidade desse local físico no serviço tradicional. Pois todas as operações são realizadas à distância.

Mais economia

Dessa forma, não somente o ambiente físico é poupado, como também o uso de materiais para manutenção local. Tal qual ar condicionado, gasto com energia elétrica e os próprios aparelhos. A partir dessa economia, o lucro tende a aumentar com esse alívio na receita mensal da empresa.

Inclusive porque o custo de contratar um Data Center em nuvem é bem mais em conta do que adquirir os equipamentos. Além de mantê-las atualizadas. Nada de se prejudicar pela baixa capacidade nas máquinas que geram seus dados. Já que os servidores hospedados online estarão em constante atualização, contribuindo para a melhor performance possível da equipe.

Mobilidade

Tem funcionário em home office ou precisa acessar os arquivos da companhia fora do trabalho? Nada disso será um problema com um centro virtual de processamentos de dados. Isso devido à sua possibilidade de acesso em qualquer lugar que você esteja, basta uma conexão com a Internet.

Outro benefício é poder encontrar os dados mesmo fora do horário de expediente. Sem precisar esperar até o outro dia para mandar aquele anexo importante por e-mail. A produtividade indica um crescimento em potencial em vista disso, com mais agilidade na resolução dos imprevistos e mais flexibilidade para trabalhar.

Cuide da segurança

Em tempos de prevenção na Internet em alta, todo cuidado é pouco. O Data Center virtual impede que pessoas não autorizadas acessem os equipamentos com seus dados, pois não estão mais instalados no seu negócio. E, sim, na empresa contratada.

Uma preocupação a menos para a sua rotina e uma supervisão a mais para cuidar das suas informações. Agora ainda mais cercadas de firewalls e zona de segurança contra ameaças online. Nesse sentido, também é essencial preservar a segurança de seus dados contra as interperes climáticas.

Só em um levantamento do IBGE em 2017, dos municípios acima de 500 mil habitantes, 93% foram atingidos por enchentes, com o estado do Rio no topo da lista. Um centro online de processamento de dados protege suas informações de serem perdidas em casos como esses.

Soluções mais rápidas

Em cenários de manutenção e reparos, o Data Center físico precisaria de um técnico em sua empresa. E para encontrá-lo levaria mais tempo de trabalho interrompido. Até mesmo para verificar a qualidade e a confiança em seu trabalho.

A opção em nuvem elimina esse dilema, pois qualquer problema é resolvido muito mais rápido. Tudo graças aos equipamentos já estarem na empresa contratada, que dispõe de especialistas qualificados para atender às emergências.

A Lógica Tecnologia é uma referência do ramo no Rio de Janeiro, prezando pela praticidade na implantação do serviço. Migração dos arquivos e o total controle da interface pela própria empresa.

.