(21) 2223-1939 e (21) 3177-0070 negocios@logicatecnologia.com.br Horário de funcionamento 08h30min às 17h30min

Computador desligou sozinho: o que pode ser?

computador desligou sozinho

Na rotina de qualquer empresa, os dilemas surgem já no prazo de serem resolvidos. É uma reunião urgente de um lado, a demanda para um cliente de outro… O que deixa de escanteio, por muitas vezes, problemas que não parecem tão urgentes assim à primeira vista. E então, inesperadamente, você ouve: “Eita, o computador desligou sozinho“. O que fazer?

O caso em que o computador desligou sozinho é algo que ocorre com mais frequência que nós imaginamos. Entretanto, qual é o real motivo disso acontecer? Ter uma ideia da resposta pode te ajudar a solucionar essa dificuldade com mais rapidez e aumentar a produtividade do seu negócio. Confira:

Computador desligou sozinho?

Principalmente no caso dos notebooks, a bateria pode ser o foco do seu problema de desligamento indesejado. Ainda mais se estiver viciada ou com alguma falha. Um indício dessa possibilidade é o fato do aparelho carregar apenas um pouco e a carga ir embora mais rapidamente do que o normal. Nessa perspectiva, recomenda-se trocar a bateria em questão por uma nova.

Sujeira no gabinete

Ocorre um superaquecimento antes de percebeu que seu computador desligou sozinho. Há uma chance do gabinete precisar de uma limpeza. Acontece que a poeira se acumula com o tempo e o uso, de modo que a ventilação do cooler, por exemplo, fica comprometida. Utilize um pincel para limpar o interior do gabinete ou mesmo um jato de ar.

Memória RAM

Essencial para o funcionamento de qualquer desktop, a memória RAM armazena os dados temporários no computador. Dessa forma, ela pode apresentar oxidação, caso a placa-mãe em que está encaixada não seja higienizada por um longo período. Não ache estranho caso perceba que seu computador desligou sozinho.

De maneira em que a conexão elétrica esteja danificada e, assim, o bom desempenho da memória. Essa limpeza pode ser realizada com uma solução de limpa-contatos ou álcool isopropílico. Inclusive, verifique se tudo está bem inserido em seus respectivos slots.

Fonte

Por diversas vezes, o problema é mais periférico do que se pensa. Afinal, é possível que a fonte do seu equipamento esteja sobrecarregada. Indicativos dessa complicação são o odor de queimado e/ou a ventoinha do próprio dispositivo funcionando desregularmente.

O ideal é utilizar um medidor de potência para se assegurar do diagnóstico. A partir disso, considere substituir sua fonte do computador por um modelo melhor e mais resistente. Se se computador desligou sozinho, esse pode ser um dos motivos mais comuns.

Disco rígido (HD)

Seu computador desligou sozinho? Outro suspeito de estar por trás desse caso é o disco rígido (HD, hard disk). Não costuma ser muito comum, porém há uma chance. Já que detém uma parte mecânica e um grupo de pratos magnéticos, encarregados de gravar os dados.Depois de muito tempo e utilização, surgem defeitos em certos componentes do HD.

Se um arquivo importante do seu sistema estiver no caminho, a máquina pode desligar contra sua vontade. Procure escanear o disco rígido com alguma ferramenta própria do seu sistema operacional. Para aferir que não há algum problema, exclua arquivos inutilizados e, em última instância, a troca do HD pode ser uma saída.

Placa de vídeo

Ela é a responsável por processar a imagem que aparece na sua tela. A placa de vídeo assegura a resolução do monitor, a variedade das cores e até a boa performance de alguns softwares. Logo, se ela está desparafusada, com os drivers errados instalados, sem atualização há muito tempo ou mal encaixada em seu slot, o aparelho não será capaz de estabelecer a tela corretamente e desligará. Motivo perfeito para dizer que o “computador desligou sozinho”.

Se não executadas com precisão e conhecimento, todas essas tarefas podem piorar a situação do seu aparelho como um todo. Nesse sentido, contar com uma assistência confiável e que esteja à sua disposição é o mais indicado. E a Lógica Tecnologia oferece o serviço de suporte técnico de TI com o melhor custo-benefício do Rio de Janeiro.

.