Gestão de TI Data Center Suporte Técnico Continuidade Locação Licenciamento Office 365 Infraestrutura
Plano de Continuidade do Seu Negócio

A Lógica pode apresentar diferentes soluções baseadas em hardware e software Microsoft ou VMware, conforme a necessidade da sua empresa.

As estratégias

Algumas das estratégias mais comuns para a proteção de dados incluem:

  • Backups feitos em fita e enviados off-site em intervalos regulares.
  • Backups feitos para o disco on-site e automaticamente copiados para o disco off-site, ou feito diretamente no disco off-site.
  • Replicação de dados para um local off-site, o que supera a necessidade de restaurar os dados (apenas os sistemas em seguida, precisam ser restaurados ou sincronizados), muitas vezes fazendo uso de tecnologia de rede de área de armazenamento (SAN).
  • Soluções de Nuvem Privada que replicam os dados de gestão (VMs, modelos e discos) para os domínios de armazenamento, que são parte da configuração de nuvem privada.
  • Soluções de Nuvens Híbridas que replicam tanto on-site e off-site dos centros de dados. Estas soluções fornecem a capacidade de fail-over instantaneamente para hardware on-site local, mas no caso de um desastre físico, os servidores podem ser criados em centros de dados de nuvem também.
  • A utilização de sistemas de alta disponibilidade que mantêm ambos os dados e sistema replicados off-site, permitindo o acesso contínuo a sistemas e dados, mesmo depois de um desastre (em geral associado com armazenamento em nuvem).

Os benefícios

Antes de se definir uma estratégia de recuperação de desastres, o planejamento da recuperação de desastre, deverá indicar as principais métricas de objetivo de ponto de recuperação (RPO) e objetivo de tempo de recuperação (RTO) para vários processos de negócios (como o processo de execução de folha de pagamento, geração de pedidos, etc.).

Uma vez que as métricas de RTO e RPO foram mapeadas para infraestrutura de TI, podemos então determinar a estratégia de recuperação mais adequado para cada sistema.

A empresa, em última análise define o orçamento de TI e, portanto, as métricas de RTO e RPO precisam se encaixar com o orçamento disponível. Enquanto a maioria dos responsáveis por unidades de negócios gostaria de zero perda de dados e perda de tempo zero, o custo associado a esse nível de proteção pode fazer as soluções de alta disponibilidade desejadas impraticável. Uma análise custo-benefício muitas vezes dita que sejam implementadas medidas de recuperação de desastres, com maior ou menor RTO/POR.

Nome

E-mail

Telefone(opcional)

Empresa(opcional)

Descreva sua cotação