Práticas para acessar a internet de forma segura

Confira nossas dicas para manter os seus dados – e os dados de outros – seguros na internet.

Os benefícios e facilidades que a tecnologia trouxe para as vidas das pessoas são inegáveis. Porém, infelizmente, os ataques cibernéticos cresceram e ficaram mais complexos com a mesma velocidade.

Com isso em mente, listamos abaixo algumas dicas para que pessoas físicas e empresas possam garantir que seus acessos à internet sejam os mais seguros possíveis. Confira.

Senhas simples

Quem possui o mínimo de conhecimento em tecnologia, compreende a importância de se estabelecer senhas complexas combinando letras (minúsculas e maiúsculas), números e caracteres especiais (@, #, etc).

Mesmo assim, a medida ainda não é suficiente. Além de uma senha forte, é preciso, também, alterá-la periodicamente. Uma dica importante: ao alterar a senha, não reutilize a anterior.

O grande erro dos usuários é não apenas estabelecer senhas simples, como algo que esteja diretamente relacionado às suas vidas, como data de nascimento dos filhos, número de celulares, entre outros.

Clicar em links recebidos por e-mail ou mensagens

Não importa quantas vezes as empresas que trabalham com segurança da informação alertem seus usuários: a desatenção faz com que alguém acabe clicando em um link suspeito recebido por e-mail. Isso faz com que vírus se espalhem rapidamente por toda a rede e eliminem as proteções implantadas pelos departamentos de informática.

Mesmo se conhecer o remetente da mensagem ou e-mail, evite clicar em links. Uma boa medida é entrar em contato com o remetente e se certificar que ele mesmo enviou aquela mensagem e sobre o que se trata.

Links de e-mails promocionais, do tipo “clique aqui para concorrer a um smartphone”, são, geralmente, falsos e indicam tentativa de ataque cibernético. Fique ligado.

Fornecer seu login e senha para terceiros

Seu login e senha são pessoais e intransferíveis. Não divulgue a terceiros sob hipótese alguma, principalmente se você tiver um acesso privilegiado que lhe garanta permissão para ver ou alterar informações vitais da empresa.

Descuido ao utilizar redes abertas de Wi-Fi

Não utilize redes abertas de Wi-Fi para acessar sua conta bancária ou outras informações pessoais ou empresarias sigilosas, mesmo se você estiver apenas verificando seu e-mail corporativo.

Hackers estão sempre vigilantes, pois se aproveitam de um momento de descuido para atacarem.

Não realizar as atualizações de sistemas operacionais

As empresas de tecnologia possuem departamentos inteiros dedicados à segurança de seus usuários. A cada tentativa de ataque que recebem, seus engenheiros passam dias analisando a ameaça para compreender como podem evitá-la.

Por esse motivo, lançam, de tempos em tempos, atualizações do sistema com a finalidade de corrigir erros que possam dar abertura à entrada de criminosos. Sendo assim, certifique-se que o sistema operacional da rede da empresa (e também dos smartphones e outros dispositivos móveis) esteja sempre atualizado.

São dicas básicas de informática como essas que vão lhe garantir acesso seguro para desfrutar tudo o que a internet oferece de bom.